quarta-feira, 15 de junho de 2011

PROJETO – LENDO, ESCREVENDO E CONHECENDO AS REGIÕES BRASILEIRAS

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: Ensinando e aprendendo com as TICs
Turma: NTE: dired
Tutora:Paula Edilma da Silva Cursista:Daniela Amâncio Carneiro


PROJETO – LENDO, ESCREVENDO E CONHECENDO AS REGIÕES BRASILEIRAS
JUSTIVICATIVA
O trabalho de leitura e escrita é a formação de leitores e escritores competentes. Formar um leitor e um escritor competente supõe formar alguém que compreenda o que lê, que possa aprender a ler também sendo assim o escritor competente é alguém que ao produzir um discurso sabe selecionar o gênero no qual seu discurso se realizará. Partindo do pressuposto de incentivar a leitura e a escrita entre os docentes a partir da utilização de um jornal impresso e online usando linguagens especificas para transmitir a informação: o texto escrito, a imagem e a disposição das informações . Porém a escrita é aprimorada, pois conseqüência da intensificação da leitura com um materialWikipédia diversificado com um vocabulário amplo e diverso encontrado em várias ferramentas que compõe o computador, ou seja, estudando o que lê e compreendendo a realidade tem maiores chances de opinar, de expressar por escrito, de argumentar e defender o seu posicionamento sobre determinado assunto ou acontecimento. Desta forma oWikipédia jornal utilizado em sala de aula é um instrumento pedagógico auxiliar no desenvolvimento das habilidades e competências referentes a cada componente curricular e também de forma interdisciplinar visando a ampliar a formação do aluno em todas as áreas de conhecimento.
OBJETIVO GERAL
• Desperta no aluno o gosto pela leitura e escrita através de um jornal online onde o docente irá ler e produzir textos usando a ferramenta da internet para conhecer as regiões brasileiras.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS Wikipédia
• Desenvolver no aluno o gosto pela leitura e escrita;
• Conhecer as ferramentas do computador (navegação na internet, editor de texto e manuseio de figuras);
• Pesquisar na internet sobre as regiões brasileiras através de mapas, gráficos, tabelas fotos e textos;
• Socializar as informações pesquisadas;
• Estimular os alunos a trabalhar e grupo;
• Construir o jornal online.


METODOLOGIA
Será apresentado o projeto em sala de aula onde a professora trará o computador para a sala de aula e será apresentada a ferramenta da internet. O professor fará o sorteio de grupos para os alunos pesquisar as regiões para cada grupo como também livros revistas e mapas.
Após conclusão da pesquisa cada grupo editará uma matéria sobre a região escolhida.
A pesquisa e um trabalho interdisciplinar nas áreas de geografia, artes e português e matemática

PÚBLICO ALVO
Alunos de ensino fundamental I (5° ano)

CRONOGRAMA
2° bimestre (junho e julho)

CULMINÂNCIA
Apresentação do jornal online na reunião de pais.

AVALIAÇÃO
Avaliar, portanto, é parte de ação pedagógica sendo à base da reflexão sobre o processo de aprendizagem desta forma a avaliação será continua e feita por meio de observação da participação e envolvimento no projeto, através de registros quanto à melhoria alcançada pelos alunos quanto à leitura e escrita e o desenvolvimento criativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário