quarta-feira, 15 de junho de 2011

CONTEXTUALIZANDO A MUDANÇA

ATIVIDADE 3.1: CONTEXTUALIZANDO A MUDANÇA
1 - Será que, usando computadores e internet nas atividades escolares, faremos as mesmas coisas que fazíamos antes? Será que haverá mudanças em nossa atuação docente?
A princípio toda mudança é relutante para toda pessoa, mas acredito que a mudança será bem significante para o planejamento das aulas dos professores, já que a internet oferece um leque de imagens, textos, músicas e uma infinidade de oportunidade que o professor possa pesquisar para as suas aulas.
2- O que mudará na aprendizagem do aluno? Que novos aspectos vão requerer maior atenção da nossa parte?
No momento que o professor passa a utilizar as novas tecnologias se percebe como a aprendizagem do aluno se torna mais fluente e por outro lado o professor terá que pesquisar mais, pois o aluno sabe usar a internet bem mais que muitos professores.
3- Desenvolvemos uma prática dialógica com os alunos? Ouço suas idéias, dúvidas e curiosidades?
É importante sabe o que o aluno esta pensando quais suas idéias e suas curiosidades desta forma ele terá mais uma forma de planejamento
4 - Quais são as estratégias que utilizo e/ou considero que podem ser uteis para estabelecer um ambiente de livre expressão que favoreça o diálogo? De que forma as tecnologias podem auxiliar nisso?
As rodas de conversas podem ser uma boa estratégia, uma vez que os alunos ficam mais próximos de seus pares e do professor, poderão sentir-se mais a vontade para interagir nas conversas e nos debates, assim proporcionando um maior envolvimento de todos, onde circule diferentes informações, seja valorizado o contexto histórico e social do grupo e seus conhecimentos prévios.
E as tecnologias enquanto ferramentas bem utilizadas poderão garantir o envolvimento e a motivação do grupo, a troca de experiência, promovendo uma aprendizagem significativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário