segunda-feira, 8 de agosto de 2011

SÍNTESE DA LEITURA FERNANDO HERNÁNDEZ


Para Hernández reorganizar o currículo por projetos, em vez das tradicionais disciplinas. Essa é a principal proposta do educador espanhol Fernando Hernández. Ele se baseia nas ideias de John Dewey (1859-1952), filósofo e pedagogo norte-americano que defendia a relação da vida com a sociedade, dos meios com os fins e da teoria com a prática. Ele duvida da forma de ensinar nos dias de hoje. A primeira vez que ele se questionou foi quando foi apresentado a um grupo de professores que não sabia se os alunos estavam aprendendo de fato, ele descobriu que o melhor jeito é organizar o currículo por projetos didáticos. O modelo propõe que o docente abandone o papel de “transmissor de conteúdos” para se transformar num pesquisador. O aluno, por sua vez, passa de receptorsujeito do processo o importante que não a um método a ser um referencial para seguir. O primeiro passo é determinar um assunto a escolha pode ser feita partindo de uma sugestão do professor ou o aluno. “Todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial e que se comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto”, diz Hernández. Cabe ao professor estabelecer metas que quer alcançar este é o papel fundamental do educador. Uma etapa importante é a de levantamento de dúvidas e definição de objetivos de aprendizagem. O projeto avança à medida que as perguntas são respondidas o ideal é fazer anotações para comparar erros e acertos facilitando a tomada de decisões  desta forma a conclusão do projeto pode ser algo simples uma exposição ou um livro individualmente ou no coletivo.



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