ATIVIDADE 1.6 – REFLEXÃO SOBRE A APRENDIZAGEM
Neste módulo podemos fazer uma reflexão de como desenvolvemos os projetos em sala de aula e o que é realmente projeto e como o professor desenvolve o projeto na prática, porque muitas vezes realizamos os projetos e na realidade não é projeto. o estudo sobre projeto foi fundamental para essa percepção do verdadeiro objetivo de um projeto e seu desenvolvimento.
O trabalho com projetos começou na década de 90 e requer mudanças, romper as barreiras na concepção de ensino e aprendizagem e consequentemente, na postura do professor.
Professor e aluno são sujeitos na construção dos projetos viabiliza para o aluno um modo novo de aprender-fazendo contextualizando e interligando as disciplina e conteúdos das várias áreas, algo que o aluno deseje e que ele seja um pesquisador e responda perguntas. O aluno precisa selecionar informações significativas, tomar decisões, trabalhar em grupo, administrar confronto de ideias, desta maneira, desenvolver competências interpessoais para aprender de forma colaborativa entre eles. O professor tem um importante papel neste contexto ser um mediador, entretanto o aluno precisa sentir a presença do professor orientando, questionando e que ouve as indagações dos alunos visando à construção dos conhecimentos.
Segundo Freire “O desenvolvimento de projetos educacionais como estratégia pedagógica tem sido uma tentativa de tornar a aprendizagem contextualizada no interesse do aluno e relacionada com as situações familiares ao aprendiz”. Desta forma o projeto vai além das paredes das salas de aulas fazendo uma ligação com o mundo e a escola e confrontando entre elas levando ao aluno ficar motivado e envolvido no projeto.
Acho que este módulo é essencial para todos os professores ester uma nova visão relacionada a projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário