sexta-feira, 21 de outubro de 2011

ATIVIDADE 3.4

BLOG  EDUCATIVO
É escrever o que pensamos quando lemos o que outros escrevem 
Outras definições blog

  • Um diário  na web

¢Uma página pessoal

¢Uma página profissional

¢Publica ideias

¢Interagi com outras pessoas

¢Um meio de  comunicação

¢A pessoa fica online

¢O que se deseja

¢Um pequeno resumo
O que se quer com o blog
¢Incentivar o gosto pela leitura

¢Incentivar a escrever

¢Aprendizagem significativa

¢Criar pequenas comunidades de aprendizagem

¢Desenvolver  a automonia

¢Usar  a informática como fonte de estudo
Alargar novos horizontes

ATIVIDADE 3.3


ATIVIDADE 3.3.

Começo sempre é difícil para mim não foi diferente incertezas de começar um curso que não tinha conhecimento sobre o assunto, mas a necessidade que o mercado de trabalho exige  fez com que não desistisse dessa nova ferramenta que era o Linux que a principio assustou a turma , mas com o passar das aulas novos conhecimentos fui adquirindo. Abrir o Linux, o editor de texto BR-office, construir gráficos, slides como e gostoso depois que aprendemos mapa conceitual, a construção do blogger como foi maravilhoso aprendendo a postar as atividades e visitando os blogger dos colegas e inserir vídeo e fotos, quanta aprendizagem que já estou utilizando na minha prática pedagógica.  A diversidade de leituras que tivemos leituras ricas em aprendizagem vídeos e letras de musicas, a proposta de inserir ou estar inserida a tecnologia na escola, como e importante para o trabalho do professor que no seu cotidiano usa as ferramentas da tecnologia. Os colegas de turma que a cada encontro  aprendíamos com suas experiências e Paula Edilma que proporcionou momentos de reflexão, conhecimento e aprendizagem.

ATIVIDADE 3.2


Atividade 3.2
Na era da globalização onde a tecnologia esta inserida em tudo que o ser humano faz não poderia de maneira alguma esta fora do currículo das escolas como parte fundamental do currículo. Esta nas mãos de educadores para a utilização em sala de aula das tecnologias. Precisa-se de uma reflexão de como poderá ser desenvolvidas aulas para que o professor construa com os alunos conhecimentos que levem a aprendizagem significativa através dessas novas tecnologias que estamos vivenciando em nosso cotidiano de sala de aula.

ATIVIDADE EIXO 3

ATIVIDADE EIXO 3

atividade 2.1

CARACTERÍSTICAS
O trabalho de leitura e escrita e a formação de leitomres e escritores competentes. Forar um leitor e um escritor competente supõe formar alguém que compreenda o que lê, que possa aprender a ler também sendo assim o escritor competente é alguém que ao produzir um discurso sabe selecionar o gênero no qual seu discurso se realizará. 
Desperta no aluno o gosto pela leitura e escrita através de um jornal online onde o docente irá ler e produzir textos usando a ferramenta da internet para conhecer as regiões brasileiras.
Desenvolver no aluno o gosto pela leitura e escrita;
Conhecer as ferramentas do computador (navegação na internet, editor de texto e manuseio de figuras);
Pesquisar na internet sobre as regiões brasileiras através de mapas, gráficos, tabelas fotos e textos;
Socializar as informações pesquisadas;
Estimular os alunos a trabalhar e grupo;
Construir o jornal online.

Atividade 2.4


O andamento do projeto esta fazendo sendo desenvolvido pela professora uma vez por semana os alunos estão gostando como esta sendo realizando. O alunos sentem a necessidade de estar pesquisando dentro da escola com o computador usando as ferramentas que a internet oferece esta é um dos  desafios do   projeto e estamos utilizando o datashow para dinamizar o projeto e dentro do folclore o projeto foi mostrado a comunidade escolar foi trabalhado as comidas típicas de cada região foi demonstrado para todos ficou um trabalho muito bom houve a participação de todos os alunos. 

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Atividade 2.3

Vídeo dos Índios Kuikuro

 
 

Ao assistir o vídeo dos Índios kuikuro que é a realização de um projeto com um objetivo muito concreto. Com o uso da tecnologia eles registraram acontecimentos que irão ficar ao longo da vida, mostrando as suas tradições e costumes para as futuras gerações e para toda a sociedade que se preocupa com a existência indígena, podendo resgatar a cultura indígena na sua essência desta forma o projeto integrou currículo e tecnologia. 

Atividade 2.2

TEMA: PROJETO – LENDO, ESCREVENDO E CONHECENDO AS REGIÕES BRASILEIRAS


A realização deste projeto foi à necessidade que a professora estava sentido dos alunos escrever e ler e ao mesmo tempo integrar as regiões brasileiras dessa maneira  levaria menos tempo para ser desenvolvida em sala de aula e desta forma integrava as diversas disciplinas, entretanto despertaria  no aluno o gosto pela leitura e escrita através de um jornal online onde o docente irá ler e produzir textos usando a ferramenta da internet para conhecer as regiões brasileiras. Pesquisar na internet sobre as regiões brasileiras através de mapas, gráficos, tabelas fotos e textos e socializar as informações pesquisadas.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Um outro modo de olhar essa luz.

Um outro modo de olhar essa luz.

Nada é ao acaso...
Tudo tem uma razão de ser,
Olho para o horizonte e vejo uma linha oscilante...
Meus olhos perderam o norte e deixaram de ver,
Só enxergam a sombra dessa luz brilhante.

Consegues ver essa luz entre nós?
Estremece por entre a multidão...
Liberta-se diante os nossos olhos na escuridão,
Mas perdeu-se no vazio deixando-nos a sós,

Perdido eu também, na cegueira vacilei,
Encurralado entre a luz ao fundo do túnel,
E as penumbras dessas sombras tenebrosas,
Retiro um segundo para me perguntar se errei.
Subjugo ao poder preconceituoso deste anel,
Entrando num jogo de ansiosas tentações,
Mas cedo demais obtive a minha resposta.

Não é pelo fruto que de nós saiu
É pela indiferença em que insistes em viver
É por essa luz que existia, mas que já partiu,
Mas nada é ao acaso...
Tudo tem uma razão de ser,
Talvez seja esta a minha missão...
Talvez tenha nascido para colocar algo no teu coração.

ATIVIDADE 1.6 – REFLEXÃO SOBRE A APRENDIZAGEM




ATIVIDADE 1.6 – REFLEXÃO SOBRE A APRENDIZAGEM
         Neste módulo podemos fazer uma reflexão de como desenvolvemos os projetos em sala de aula e o que é realmente projeto e como o professor desenvolve o projeto na prática, porque muitas vezes realizamos os projetos e na realidade não é projeto. o estudo sobre projeto foi fundamental para essa percepção do verdadeiro objetivo de um projeto e seu desenvolvimento.
O trabalho com projetos começou na década de 90 e requer mudanças, romper as barreiras na concepção de ensino e aprendizagem e consequentemente, na postura do professor.
Professor e aluno são sujeitos na construção dos projetos viabiliza para o aluno um modo novo de aprender-fazendo contextualizando e interligando as disciplina e conteúdos das várias áreas, algo que o aluno deseje e que ele seja um pesquisador e responda perguntas. O aluno precisa selecionar informações significativas, tomar decisões, trabalhar em grupo, administrar confronto de ideias, desta maneira, desenvolver competências interpessoais para aprender de forma colaborativa entre eles. O professor tem um importante papel neste contexto ser um mediador, entretanto o aluno precisa sentir a presença do professor orientando, questionando e que ouve as indagações dos alunos visando à construção dos conhecimentos.
         Segundo Freire “O desenvolvimento de projetos educacionais como estratégia pedagógica tem sido uma tentativa de tornar a aprendizagem contextualizada no interesse do aluno e relacionada com as situações familiares ao aprendiz”. Desta forma o projeto vai além das paredes das salas de aulas fazendo uma ligação com o mundo e a escola e confrontando entre elas levando ao aluno ficar motivado e envolvido no projeto.
Acho que este módulo é essencial para todos os professores ester uma nova visão relacionada a projeto.


ATIV.1.5. REFLEXÃO


ATIV.1.5. REFLEXÃO
      A leitura e essencial e indispensável na vida do professor e nela que ele compreende determinados assuntos e com isso faz uma reflexão da sua pratica e desta forma reflete na sua própria necessidade de mudar na sua vida  e na sua sala  de aula , as leituras neste mundo globalizado e  de suma  importância para o ser humano, o que esta acontecendo neste curso as leituras diárias são necessárias para a compreensão das atividades propostas. Hoje a concepção de projetos e fazer uma articulação que envolva professores e alunos e um aparato de recursos existenciais que temos para desenvolver as aulas os projetes pretendem estabelecem a partir dos conhecimentos cotidianos dos alunos, cujas expectativas, desejos e interesses são mobilizados na construção de conhecimentos científicos. Trabalhar com projetos significa lidar com ambiguidades, soluções provisórias, variáveis O professor que trabalha com projetos de aprendizagem respeita os diferentes estilos e ritmos de trabalho dos alunos desde a etapa de planejamento, escolha do tema e respectiva problemática a ser investigada, professor e alunos são parceiros no desenvolvimento do projeto. Jean Piaget teve grande contribuição ao estudar o raciocínio lógico-matemático, que é fundamental na escola, mas não pode ser ensinado, dependendo de uma estrutura de conhecimento da criança. Seymour Papert evidenciou a importância do desenvolvimento de materiais e a criação de ambientes de aprendizagem que permitem aos diferentes sujeitos envolver-se em atividades reflexivas.